PERGUNTAS E RESPOSTAS
1-Na limpeza de tapetes ou carpetes podemos substituir o sistema de injeção-extração pelo sistema de enceradeira?
2-Em utilizando o sistema de escovas rotativas com cerdas bem macias não iremos eliminar o problema de abrasão?
3-Quanto tempo é necessário para a completa secagem de um carpete ou tapete?
4-Podemos fazer uso do ar condicionado, radiadores de calor, ventiladores ou secadores de cabelos para acelerar o processo de secagem das fibras?
5-Podemos utilizar amaciante de roupas na extratora para obter uma maciez dos tapetes ou carpetes?
6-Podemos colocar água quente na máquina extratora para melhorar o processo de limpeza?
7-Podemos lavar tapetes persas com uma extratora?
8-Qual é o rendimento em metros por hora na limpeza com máquina extratora?
9-Após a limpeza de tapete ou carpetes de vemos enxágua-los?
10-Existe algum inconveniente em lavar o carpete todas as semanas?
11-Podemos usar a extratora como aspirador de pó?
12-Devemos aspirar os tapetes ou carpetes antes de lava-los?
13-Podemos utilizar a extratora para a limpeza de estofados revestidos em couro natural?
RESPOSTAS
1-Na limpeza de tapetes ou carpetes podemos substituir o sistema de injeção-extração pelo sistema de enceradeira?
Respostas 1 -O sistema de enceradeiras usa o principio de discos giratórios, que tem a vantagem de ser um pouco mais rápido que o sistema de injeção extração porém tem como grandes inconvenientes:
- É um processo altamente abrasivo e que acarreta a degradação das fibras do tapete ou do carpete prejudicando a sua aparência física
- Necessidade da troca prematura dos mesmos
- Parte da sujeira irá permanecer sob as fibras tornando-se um meio de cultura ideal para ácaros e outros micro organismos
- Devido ao processo de capilaridade parte da sujeira que continua sob o carpete/tapete irá migrar para a face superior mesmo quando este ainda não está completamente seco.
2-Em utilizando o sistema de escovas rotativas com cerdas bem macias não iremos eliminar o problema de abrasão?
Resposta 2 – Taxativamente não, o agente mais abrasivo que temos nesse processo não se trata das escovas rotativas diretamente e sim da sujeira contida na fibra, essa sujidade tem entre seus componentes areia (agente altamente abrasivo).
3-Quanto tempo é necessário para a completa secagem de um carpete ou tapete ?
Resposta 3 – Bem esta é uma resposta muito difícil de responder pelo fato de termos em evidência muitas variáveis como:
-Quantidade de sujeira antes da limpeza.
-Tipo de sujeira.
-O produto químico utilizado da ultima vez que foi limpo (muitos produtos de limpeza, fazem bem o seu papel porém se não forem extraídos por enxágüe acabam se transformando em aglutinadores de novas sujidades.
-Umidade relativa do ar
-Altura das fibras.
--Circulação de ar no ambiente.
-Incidência de luz solar.
-Temperatura ambiente.
Em média um tapete/carpete demora de uma a três horas para sua secagem porém temos casos extremos onde nos deparamos com verdadeiros ¨” cobertores” usados como carpetes/tapetes, nesses casos extremos teremos uma secagem completa em aproximadamente 12 horas.
4-Podemos fazer uso do ar condicionado, radiadores de calor, soprador térmico, ventiladores ou secadores de cabelos para acelerar o processo de secagem das fibras?
Resposta 4- Sim, não há nenhum inconveniente em utilizar esses artifícios, porém no caso da utilização do secador de cabelos não aconselhamos uma aproximação inferior a 40 cm visto que temperaturas superiores a 60 graus centígrados podem inclusive fundir os “cabelos” do carpete/tapete sintético perdendo totalmente a sua maciez
5-Podemos utilizar amaciante de roupas na extratora para obter uma maciez dos tapetes ou carpetes?
Resposta 5-Podemos sim, porém tão logo tenhamos acabado o trabalho com a máquina extratora deveremos colocar no balde de água limpa 01 litro de água morna, fecha-la e através do acionamento do gatilho escoar toda a água.
ATENÇÂO
-Água Morna, nunca use água quente, que poderá acionar o sensor de proteção térmica da bomba parando-a momentaneamente ou prejudicando as mangueiras e bomba da máquina a médio prazo.
6-Podemos colocar água quente na máquina extratora para melhorar o processo de limpeza?
Resposta 6-Não! A água quente não é aconselhada pelos motivos a seguir:
- A bomba de injeção (nas boas extratoras) tem um protetor térmico, quando a bomba atinge determinada temperatura esta se desliga automaticamente para sua proteção, interrompendo assim o trabalho em execução.
- A água quente dilata as mangueiras do equipamento acarretando a necessidade de sua substituição imediata.
- Os tapetes e carpetes confeccionados em fibras sintéticas não podem receber temperaturas acima de 70 graus centígrados, pois se assim ocorrer estes perderão sua maciez e poderão inclusive ter seus “pelos” derretidos.
7-Podemos lavar tapetes persas com uma extratora ( lavadora de tapetes ) ?
Resposta 7-Sem dúvida nenhuma é a melhor forma de lavar um tapete persa é usando o sistema de injeção extração.Porém não faça uso de nenhum produto de limpeza, tampouco faça uso de água com cloro (água da torneira).O ideal é borrifar vinagre de vinho branco sobre o tapete (ele é um excelente produto para fixar corante natural a fibra natural )podemos inclusive utilizar a bomba da extratora para esse fim, aguardar uns dez minutos e logo após usar a lavadora de tapetes com a seguinte solução:
-25 % de vinagre de vinho branco.
-75% de água sem cloro, pode ser de poço, filtrada, água mineral ou de alguma outra fonte natural.
O vinagre poderá ser substituído pelo ácido acético.
Deveremos no entanto antes de lavar o tapete efetuar um pequeno teste em uma pequena área do mesmo, visto que os tapetes persas são confeccionados com fibras naturais e corantes naturais portanto de fixação menor a dos tapetes sintéticos com pigmentos sintéticos.Se nesse teste houver uma mesmo que pequena migração nas cores PARE o trabalho imediatamente.
|